Muita gente não se dá conta da quantidade de tecnologia envolvida na analise de comportamento de visitantes realizadas por sistemas de comércio eletrônico bem estruturados, hoje em dia. Qualquer informação a respeito da sua navegação é utilizada para aumentar o desempenho de vendas, ou pelo menos, deveria. Desde o tipo de produto em que navega, à quantidade de tempo que permanece em um determinado segmento ou categorias semelhantes.
Em alguns sites vemos áreas de sugestões de produtos. Essa parte pode ser programada usando os seguintes critérios:
- Escolha manual de relacionamento de produtos definido pelo administrador do site/sistema;
- Levantamento de dados sobre o log (armazenamento de ações) do visitante e incorporar uma lógica para exibir produtos visitados do mesmo segmento;
- Levantamento de dados sobre pedidos realizados que tenham os mesmos produtos registrados no pedido e seja exibido como sugestão. Normalmente, esta parte chama-se: "pessoas que compraram este produto também compraram...";
Cada uma dessas formas possui um grau de dificuldade e produz um resultado efetivo diferente.
É importante saber também que cada "pequena" idéia pode resultar em horas de programação para funcionar. Por este motivo, muitas vezes o cliente faz algumas solicitações que possam parecer simples, mas que na realidade não são e muitas vezes demoram mais que o esperado.
O sonho de todo empreendedor que deseja explorar um projeto de comércio eletrônico é ajustar todo o processo para que, um dia, o sistema funcione automaticamente e gere centenas de milhares de venda sem mais esforço do idealizador do projeto. Eu chamo isso "o iludido gênio milionário da praia monitorando suas centenas de vendas pelo laptop". A partir do momento que decide criar um site de comércio eletrônico, esqueça esta imagem, pois este tipo de projeto requer muita atenção, acompanhamento e dedicação.
Outra forma de impulsionar desempenho e muito pouco explorado é no relacionamento pós venda. Ou melhor, depois que já fez uma venda e deseja fazer uma nova venda para este mesmo cliente. Pode ser por meio de um contato por telefone ou e-mail. Mas acredito que uma das melhores formas seria por envio de mala direta digital. Mas não uma genérica qualquer. Mas alguma que tivesse uma relação com o histórico de compras já efetuada em seu site, por este cliente. Porém, esta forma mais "personalizada" também requer um investimento maior. Não só pelo desenvolvimento de tal lógica para analisar o histórico de compras e selecionar os produtos de acordo com os critérios de relacionamento estabelecidos, mas também da própria criação das versões das artes para cada mala direta digital a ser enviada.
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